Desenvolvimento da agricultura urbana e peri-urbana em Nampula

Duração do projeto : Janeiro de 2017 a junho de 2018 (18 meses).

Área geográfica : Nampula e sua periferia.

Em Moçambique, o setor agrícola ocupa uma parte importante na economia, mas o país fica dependente das importações de alimentos e sensível às flutuações dos preços. A necessidade de aumentar a produtividade da agricultura e de organizar as fileiras de maneira duradoura faz-se sentir.

A produção agrícola estende-se sobre superfícies relativamente importantes e refere-se a um grande número de famílias cuja subsistência depende desta actividade. A agricultura urbana e peri-urbana têm impactos ambientais importantes, as parcelas são cultivadas de forma intensiva e os sistemas de cultura são frequentemente baseados na monocultura com forte utilização de pesticidas.

Em resposta a esta questão, em 2010, a ESSOR lançou um projeto para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Maputo. Uma fileira hortícola agro-ecológica foi criada e agora fornece vários pontos de venda na capital. Os resultados atingidos em Maputo justificam a continuação do apoio no país. Em vista de uma mudança de escala, a ESSOR iniciou uma nova dinâmica de agricultura sustentável dentro do pólo urbano de Nampula.

Objectivo específico 

-       Desenvolver uma agricultura familiar sustentável através do reforço das competências dos produtores e das organizações parceiras 

Objectivos gerais : 

-       Contribuir para a redução da pobreza através do aumento dos rendimentos dos produtores

-       Contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, promovendo práticas agro-ecológicas entre produtores e parceiros 

Atividades :

-       Apoio a produção de hortícolas : fortalecer as capacidades técnicas e de gestão dos produtores através da metodologia FAP: formação agrícola participativa baseada na formação colectiva teórica e prática e na experimentação de novas técnicas inovadoras.

-       Apoio a comercialização : promover produtos locais, realizar um estudo sobre a cadeia de hortícolas, observar os preços de mercado e divulgar aos produtores

-       Apoio às Organizações de Produtores : fortalecer as capacidades organizacionais das associações (governança, legalização, gestão financeira, elaboração de planos de ação anuais, etc.).

-       Apoio às Instituições Públicas : reforçar as capacidades dos técnicos, trabalhar em conjunto para um melhor apoio dos produtores.

Beneficiários  :

- 300 produtores e suas famílias.

- 20 Organizações de Produtores.

Parceiros operacionais : O Conselho Municipal de Nampula e a Direcção Provincial da Agricultura.

Parceiros financeiros : AFD.

Plus de Photos :