Programa Educação Pequena infância e adolescência

Duração do projeto : 2014-2018.

Área geográfica : Beira, Maputo, Dondo, Nhamatenda, Boanne.

O Moçambique (29,107 milhões de habitantes) ocupa a 180ª posição (dos 188 países) em termos de Índice de Desenvolvimento Humano de acordo com o relatório do PNUD de 2015 e está entre os países mais pobres do mundo, com 60,7 % da população que vive abaixo da linha de pobreza de US $ 1,25 por dia (2014).

Embora o sector da educação em Moçambique tenha progredido nos últimos anos, esforços ficam a fazer. Ainda 12,6% (2013) de crianças não escolarizadas em primário, apenas 41,5% de conclusão para o percurso primário (2011), 55 alunos por classe em média (2015), educadores comunitários pouco formados... (Fonte: UNESCO).

O apoio as escolinhas comunitárias para os mais vulneráveis, pondo o acento sobre uma pedagogia centrada na criança e uma vertente que permite a certificação dos educadores comunitários, em parceria com as autoridades locais, é essencial. Além de ações específicas com adolescentes que saem da escola ou atrasados e em situação de abandono escolar para dar-lhes confiança no futuro e permitir-lhes desempenhar plenamente o seu papel de cidadão.

Objectivo geral :

Concorrer ao desenvolvimento de sinergias entre a sociedade civil e as autoridades locais para lutar contra as desigualdades sociais e contribuir para melhorar as condições de vida e de educação das populações desfavorecidas dos centros urbanos e periféricos

Objectivos específicos :

-       Fortalecer as competências dos atores em educação.

-       Elaborar e compartilhar com os poderes públicos e os outros atores da sociedade civil dos modelos educativos e recursos pedagógicos inovadores replicável nas políticas educativas nacionais .

-       Contribuir para melhorar a qualidade das ações educativas através da capitalização dos saber-fazer e a formação de redes dos atores da educação.

Atividades :

-       Estabelecimento de escolinhas de qualidade para os mais vulneráveis.

-       Ações de socialização e cidadania com os adolescentes, para permitir que os jovens se tornem atores de mudança em sua comunidade: projeto pedagógico de 4 meses, incluindo oficinas temáticas, atividades esportivas e culturais, passeios, ações para aumentar o conhecimento nos bairros e escolas ...

-       Sensibilização dos jovens, dos Poderes Públicos aos desafios do meio-ambiente, da água, do gênero e da Solidariedade Internacional.

-       Fortalecimento das capacidades institucionais, organizacionais e financeiras das Organizações da Sociedade Civil.

-       Definição dos critérios de labelização das escolinhas comunitárias.

-       Certificação dos educadores.

-       Criação de redes dos atores da educação.

-       Contribuir para realização e difusão de capitalizações.

Beneficiários :

- 1000 crianças são acolhidas em pré-escolar, onde 50% meninas.

- 6 centros pré-escolares são equipados e operacionais.

- 1600 adolescentes e jovens fazem um Percurso Cidadão completo, onde 50% de mulheres.

- 4000 pessoas da comunidade são sensibilizadas a respeito dos direitos da criança, do gênero e do desenvolvimento .

- 120 jovens e 40 responsáveis e tecnicos das ONG et Poderes Públicos são sensibilizados aos desafios do meio-ambiente, da água, do gênero e da Solidariedade Internacional..

- 6 OCB (Organizações Comunitárias de Base) são acompanhados para implementar ações pré-escolares de qualidade, 5 OCB são acompanhados para implementar ações de sensibilização e cidadania com adolescentes.

Parceiros operacionais :

§  ONG : OASIS, ASSCODECHA, TDH ITALIA, SOPROC

§  Poderes Públicos : DPJD (Direcção Provincial da Juventude e do Desporto), DPGCMAS (Direcção Provincial de Género, Crianças e Ação Social), SDSMAS (Serviço Distrital de Saúde, Mulheres e Ação Social), MEN (Ministério da Educação)

§  Universidades: UEM (Universidade Edouardo Mondlane), UP (Universidade Pedagogica)

Redes :

§  GTPEPS : Grupo Tecnico da Primeira infância em Sofala

§  RDPI : Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância

Parceiros financeiros: AFD, Fundações privadas.

Plus de Photos :