Projeto Muva'Titude, Moçambique

Empowerment dos jovens e mulheres para a sua inclusão sócioeconômica.

Duração : 2016-2018.

Área geográfica : Maputo e Sofala em Moçambique.

A maior parte dos projectos de Formação e de Inserção Profissional concentram os seus esforços sobre o desenvolvimento dos conhecimentos e competências (know-how), sem manter suficientemente conta das aptidões sociais (saber ser) que muitas vezes são trunfos para superar as dificuldades e, em particular, os desafios sociais aos quais são confrontadas as jovens mulheres.

As acções sobre o desenvolvimento das competências inter e intra-pessoais, bem como as intervenções no contexto do desempenho, podem aumentar a eficácia dos programas visando  o empoderamento económico das raparigas.

A abordagem proposta no projeto traz maior valor para o Moçambique e para a apropriação econômica das mulheres, tanto na abordagem técnica como sobre o conteúdo baseado na produção de conhecimento e na metodologia implementada pela criação de ferramentas para medir o impacto desse tipo de intervenção de mudanças comportamentais e sociais.

Objectivos : 

-       Responder de maneira mais adequada e sustentável aos desafios da inserção profissional das raparigas no contexto do Moçambique.

-       Desenvolver ações que respondem às fraquezas em termos de competências sociais e pessoais.

Atividades :

-       Mobilização dos jovens nos bairros.

-       Selecção dos jovens : inscrição prévia do jovem num Balcão Formação Emprego, visita por um técnico, teste de motivação.

-       Sobre um percurso de 8 meses, os jovens beneficiam de 2 primeiros meses destinados a formação humana intensiva, que permite trabalhar em particular a orientação profissional. Os jovens são, então, orientados para a formação profissional, mas continuam a formação humana uma vez por semana com workshops destinados a promover relações de gênero equitativas e desconstruir os preconceitos, conhecer melhor uns aos outros através de testes de personalidade, para melhor apreender este mundo em constante mutação.

-       Acompanhamento à inserção profissional.

Beneficiários :

- 1.200 jovens vulneráveis ​​entre 15 e 30 anos, principalmente mulheres.

Parceiro operacional : UPA.

Parceiro financeiro : DFID.

Sítio web : http://muvamoz.co.mz/muva-atitude/


Plus de Photos :